Jardim Vertical: Dicas De Como Cuidar

Você sonha em ter um cantinho verde em casa mas não possui muito espaço? Uma excelente opção pode ser um jardim vertical. Compactos e charmosos, esses jardins podem ser cultivados com diversas espécies de plantas e flores, além de deixar qualquer ambiente mais fresco e arborizado.

Dos mais simples aos mais sofisticados, aproveite essas dicas imperdíveis para criar o seu!

O lugar

Já sabemos que, com o jardim vertical, você economizará muito espaço. Agora, é preciso escolher um local para começar a criá-lo. É necessário ficar atento a alguns detalhes como, por exemplo, se o jardim ficará na parte interna ou externa da casa. Essa questão influenciará nas espécies de plantas que poderão ser criadas. É preciso, também, localizar uma estrutura vertical para dar suporte ao seu jardim – e observar se aguentará o peso das plantas que pretende fixar.

As plantas

As possibilidades são muitas. Na hora de escolher as espécies, é preciso levar em conta a quantidade de luz que incide no local. Procure optar por plantas que possuem raízes mais superficiais, como dinheiro-em-penca (Callisia repens), lambari -roxo (Tradescantia zebrina), peperômia (Peperômia scandens), entre outras. Para os blocos de concreto pré-moldado, algumas espécies indicadas são: barba de serpente (Ophiopogon jaburam) e aspargo-pendente (Asparagus densiflorus).

Como cuidar?

A irrigação é um detalhe muito importante e dependerá do tipo de planta e do ambiente, pois há uma variação de espécie para espécie. Jardins verticais pequenos podem ser irrigados manualmente uma vez por semana – dependendo da incidência de sol e vento. Para jardins maiores, é necessário usar um sistema de irrigação. A poda também depende dos mesmos fatores.

Quais os benefícios?

Além de decorar o ambiente e deixar tudo mais bonito, ter um jardim em casa ajuda na diminuição dos efeitos da emissão de carbono, reduzindo a poluição do ar e melhorando sua qualidade e umidade. Um jardim vertical, além desses fatores, também traz isolamento acústico e térmico ao local.

Gostou das dicas? Se você deseja criar um jardim vertical, entre em contato com a Physis Jardinagem: temos o projeto perfeito para dar mais vida ao seu espaço!

Open chat
Fale com a gente no WhatsApp :)